emdefesadasarvores@gmail.com

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Petição entregue hoje na Câmara Municipal de Lisboa


Intervenção da plataforma na reunião de câmara de hoje:

A Plataforma em Defesa das Árvores, traz hoje à vossa consideração o maciço arbóreo que, em conjunto com o seu património edificado, faz da nossa Avenida da Liberdade aquela que é até hoje a mais bonita avenida de Lisboa.
Em primeiro lugar, vimos entregar em mão, a nossa “Petição pela reintegração da Avenida da Liberdade no Corredor Verde de Monsanto”, que reuniu um total de cerca de 782 assinaturas, online e presenciais.
Em segundo lugar, queremos saber, Senhor Presidente, algo que a nosso ver é elementar: quem tem a tutela da Avenida da Liberdade? A CML ou a Junta de Freguesia de Santo António?

E perguntamos isto porque nos foi dito muito recentemente, que a CML havia recuperado da JF a gestão das árvores e canteiros da Avenida da Liberdade, o que nos traz bastante satisfação uma vez que é um dos pontos da nossa petição e, mais importante, constatámos há dias que foram plantadas árvores e renovados os canteiros e o lago dos dragões. Contudo, gostaríamos de saber se esse “resgate” da Avenida é para manter pela CML ou se é provisório, regressando mais tarde à tutela da JF, que tão má conta tem dado dela.

Em terceiro lugar, queremos saber a razão por que a CML não considera a Avenida como “espaço estruturante” do Corredor Verde de Monsanto, algo que nos parece evidente e que, naturalmente, esclareceria a questão da titularidade da Avenida uma vez que esta passaria a ser da esfera da CML em definitivo.

Por último, a Plataforma em Defesa das Árvores gostaria de saber, Senhor Presidente, o que pensa a CML fazer para desbloquear o Regulamento Municipal do Arvoredo, preso nas malhas da AML por impensáveis detalhes burocráticos, que só desprestigiam a nossa cidade e que, em última instância, só prejudicam as árvores de Lisboa, o que contraria o espírito daquele Regulamento em boa hora desenvolvido pela CML. 

As respostas podem ser ouvidas aqui

Um mês- Um Jardim


Juntem-se a nós este sábado de manhã (10.30) para uma visita guiada pela Eng. Agrónoma Isabel Leal ao Jardim Botânico Tropical (também conhecido por Jardim do Ultramar ou Jardim Colonial), em Belém.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Arboricídio ao mais alto nível


Hoje foram abatidas sete árvores da Alameda mais icónica do país, o túnel de freixos de Marvão, conjunto arbóreo notável, classificado de Interesse Público e como tal com um estatuto de Monumento Nacional. O abate das árvores só não foi em maior número porque foi travado pela população e membros do poder local que hoje se viram surpreendidos pelo abate sem aviso levado a cabo pela empresa "Infraestruturas de Portugal". Não consta que o ICNF tenha autorizado o abate como manda a lei.

Como é que isto é possível ?