emdefesadasarvores@gmail.com

sábado, 25 de março de 2017

O hospital e as árvores





Da visita de hoje ao Hospital Júlio de Matos

1941 - 1943 - projecto de Arquitectura Paisagista, por Francisco Caldeira Cabral (1908-1992) para a envolvente dos pavilhões e para os arruamentos, partindo de um plano geral para os planos de plantação e para os pormenores. (daqui)

Em busca do que ainda resta do projecto de paisagismo inicial.


sexta-feira, 24 de março de 2017

Um mês- Um Jardim


Visita guiada pela Arquitecta Paisagista Elsa Severino ao complexo do Hospital Júlio de Matos, projecto paisagístico pioneiro de Caldeira Cabral e Azevedo Gomes.

Sábado, dia 25 de Março, pelas 10h30.
Entrada livre
Ponto de encontro: Av do Brasil em frente do pavilhão principal.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Esta é a nossa ideia!

Foi isto que imaginámos, que nos inspirou e em que acreditámos ao apoiar o projecto vencedor do Orçamento participativo de Lisboa de 2016.

É esta a ideia que fazemos do futuro Jardim do Caracol da Penha, e que hoje fazemos chegar aos responsáveis pela sua definição no âmbito do processo participativo em curso.



 



quarta-feira, 15 de março de 2017

Plataforma solicita classificação de árvores de Interesse Municipal

Exmo. Senhor Vereador José Sá Fernandes 

No seguimento da campanha de sensibilização em boa hora desenvolvida pela Câmara Municipal de Lisboa no sentido de fomentar a classificação de árvores de Interesse Municipal junto dos cidadãos de Lisboa, serve o presente para solicitar a V. Exa. que dê indicações aos Serviços para que estudem a possibilidade de classificação do pequeno olival do Hospital Miguel Bombarda, cuja foto anexamos. 

Segundo tudo leva a crer, este singular olival da cidade de Lisboa, conhecido como “Páteo das Oliveiras”, será centenário e histórico, uma vez que já existiria ao tempo da Quinta de Rilhafoles (século XVI), merecendo, sem sombra de dúvida, fazer parte do roteiro das nossas árvores históricas. Mantém-se, ao que tudo indica, tal qual ao encerramento daquele Hospital, pelo que cremos reunirá todos os requisitos necessários à fundamentação do presente pedido. 

Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos



segunda-feira, 13 de março de 2017

Ossos de Portugal

(...) Até a altitude de 500 metros a árvore por excelência era o castanheiro, ainda mais que o carvalho, que deu o nome a lugares como Soutosa, e que o serrano em anos de crise sucessiva entregou à machadada dos carvoeiros e negociantes de madeira, Malta desaforada que se fartou de agiotar com o lenho que ouvi chamar a um velho bruxo ossos de Portugal, até à sua quase extinção.

Aquilino Ribeiro . "Aldeia; terra, gente e bichos" 




Fotografias de Tiago Magalhães, serra do Alvão, os centenários castanheiros do Souto de Arnal barbaramente e inexplicavelmente massacrados.

domingo, 12 de março de 2017

Ajude as árvores de Lisboa a terem o seu mapa colaborativo

Gostaria de ter a possibilidade de poder adoptar uma árvore em Lisboa, na sua rua, a sua árvore favorita, ou uma que precise de mais cuidados?

Gostaria de poder regar a sua árvore, cuidar do canteiro da mesma, melhorando o solo, plantando plantas para o embelezar e permitir uma melhor biofiltração de água? E de ter informação sobre as melhores maneiras de o fazer?

Gostaria de poder saber, para cada árvore e para o conjunto de todas as árvores de Lisboa, qual o valor dos serviços ambientais que desempenham (quantidade de CO2 assimilado, energia conservada, água interceptada, poluentes retirados do ar, etc)?

Gostaria de poder participar em censos de árvores, melhorando a informação disponível sobre as árvores na sua rua, no seu bairro, num jardim? De poder relatar facilmente problemas que encontre nas árvores de Lisboa. De poder pedir facilmente, num mapa, que plantem uma árvore na sua rua?

De ter um sítio de internet onde seja possível centralizar toda a informação relacionada com estes itens e sobre o arvoredo de Lisboa?

Já pode ter a hipótese de concretizar estas ideias, votando no projecto apresentado no LisBOAideia, apresentado nesta ligação.

Para votar na ideia "Mapa de Árvores de Lisboa" é simples, vai precisar de:

1 - Fazer o seu registo (obrigatório) na página do LisBOAideia, nesta página (se tiver perfil de Facebook, pode fazer o seu registo com o seu perfil, nesta página)
2 - Após o registo, e de fazer login dirija-se à página da ideia "Mapa de Árvores de Lisboa", nesta página
3 - Ao fundo dessa página, do lado esquerdo, abaixo de onde diz "suporte", assinale o visto para que fique de cor azul, assim:

Lisboa e as suas árvores agradecem o seu voto!


Exemplos de sistema semelhante implementado em Nova Iorque:

quinta-feira, 9 de março de 2017

Contra o transplante de oliveiras centenárias para criar lugares de estacionamento





Exmo. Sr. Presidente de Junta
 Dr. André Couto 

Apresentamos o nosso mais veemente protesto pelo anúncio publicado pela Junta de Freguesia de Campolide dando conta da 
iminência​ de poda radical e
 transplante 
​de duas​
 oliveiras centenárias
​​
​, ​
 para que seja possível a construção de estacionamento automóvel
​ na Rua Campos Júnior​
! Trata-se, a nosso ver, de um anúncio que revela não só um claro desconhecimento da natureza das árvores como uma assumida inversão (transplante/morte a prazo de árvores vs. criação de estacionamento) por essa JF dos valores e das boas práticas por que pugnam as cidades avançadas da Europa e que julgávamos ter sido já assimilada pela generalidade das nossas autarquias e erradicada da nossa cidade. 
Enganámo-nos. Constatação mais reprovável e escandalosa quando se verifica que as oliveiras em presença são mesmo as últimas oliveiras centenárias de Campolide e assim passíveis de serem classificadas de Interesse Público, em vez de serem transplantadas como pretendido por V.Exa., com evidente e enormíssimo risco de morrerem a curto-prazo. 
Apelamos, por isso, ao bom senso de V. Exa. sob pena de ver assim manchado de forma indelével o seu mandato à frente dos destinos da Freguesia de Campolide.
​