emdefesadasarvores@gmail.com

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Jardim de Belém: uma "requalificação" que prevê o abate de 16 árvores saudáveis



Exmo. Senhor Presidente da CML
Dr. Fernando Medina,

Pelo presente vimos expôr a V. Exa. o seguinte.

Mais uma vez, em Lisboa, a requalificação de um jardim, o Jardim da Praça do Império, em Belém, condena desnecessariamente árvores adultas e saudáveis, num tempo em que elas são cruciais no combate à crise climática e, até, à crise pandémica.

O projecto prevê o abate de 16 árvores adultas, entre elas Tuías e Cycas Revolutas, que o Relatório de Avaliação do Arvoredo, executado por técnicos camarários da Divisão de Planeamento, Gestão e Manutenção de Espaços Verdes, atesta como "saudáveis", "equilibradas", "bem desenvolvidas" e em "bom estado fitossanitário", aconselhando a sua transplantação (ver anexos).

Tomamos a liberdade de invocar o Art. 9, nomeadamente a sua alínea k), do Regulamento Municipal do Arvoredo. Afigura-se-nos que recuperações de jardins não são razão justificável para abater árvores que os serviços camarários consideram em bom estado. 

Queremos pedir a V. Exa. que impeça, ao abrigo do despacho 60/P/2012, este abate e que providencie a incorporação destes exemplares no projecto de recuperação.

Muito obrigada desde já pela atenção que V. Exa. se dignar prestar. 

A Plataforma

(Actualização)




Sem comentários:

Enviar um comentário