emdefesadasarvores@gmail.com

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Ainda se abatem árvores monumentais?



Exma. Senhora Presidente da CMS Dra. Maria das Dores Meira,
Exma. Senhora Vereadora do Ambiente Dra. Carla Guerreiro,

A Plataforma foi contactada por alguns munícipes de Setúbal por causa de um eventual abate de uma árvore adulta de grande porte - que parece ser uma tília - na Praceta José Maria, em frente à Escola Básica de Montalvão em Setúbal (ver foto em anexo).

Tomamos a liberdade de recordar a V. Exas. que uma árvore adulta fornece oxigénio para uma família de 4 pessoas durante um ano. Para além disso, modela temperaturas, protege do calor e do vento; filtra a poluição e purifica o ar, captando CO2; e é habitat de vida selvagem, incluindo de aves, pássaros e insectos polinizadores.  

Por outro lado, a ciência também já demonstrou que estar ao pé de árvores melhora a condição física e mental, aumentando os níveis de energia e acelerando processos de recuperação. Em plena crise de saúde pública e quando estudos científicos relacionam a difusão do vírus e a poluição do ar, que favorece sua disseminação e aumenta a virulência da infecção, a preservação do maior número possível de árvores adultas é capital. Mesmo que se plantem novas árvores, estas levam cerca de 20 anos até proporcionar os mesmos benefícios de árvores adultas.


Vimos então por este meio pedir a V. Exas. que reconsiderem e não abatam este belíssimo exemplar, ainda para mais em época de nidificação e à revelia da vontade dos moradores. 






1 comentário:

  1. Boa noite, em boa-hora tomaram a iniciativa que era urgente tomar. Bem hajam por isso.
    No que toca ao abate de árvores de grande porte, a CML tem feito um trabalho de razia total. Causem ou não problemas, há maneiras de os resolver, sem ter que cortar as árvores. Recentemente tive conhecimento do abate da maior e mais bonita magnólia de Lisboa, a meu ver, cujo cheiro e sombra envolviam protectoramente os estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa. Calculo que devia ter cerca de 70 anos. Como é que isto passa impune ?
    Ana - https://ccaana.wixsite.com/my-site

    ResponderEliminar